terça-feira, 9 de março de 2010

40 homens invadem a aldeia Rubiácea (MA) para roubar madeira apreendida pela PF

Cerca de quarenta homens armados são acusados de invadir a aldeia indígena Rubiácea, a dezessete quilômetros de Amarante, na Região Tocantina, para resgatar três caminhões carregados de madeira. Os veículos foram apreendidos durante uma operação do Ibama para combater a extração ilegal de madeira em reservas indígenas da região. Duas pessoas acusadas de participar da invasão estão presas na Polícia Federal, em Imperatriz. O técnico indigenista José Pedro dos Santos, que trabalha há vários anos na região, estava presente na hora da invasão. Ele conta que foram momentos difíceis e que o caso só não teve um desfecho trágico porque os índios adultos haviam saído para fazer compras.
O coordenador regional da Funai José Piancó afirma que a invasão foi liderada por madeireiros da cidade de Amarante.- Eles nos desafiam. Precisamos ter uma força maior para coibir essasações - disse o coordenador. A invasão aconteceu nesta segunda-feira. Os caminhões com a madeirahaviam sido apreendidos durante a operação Arco de Fogo, que é realizada em conjunto pela Polícia Federal, Funai, Força Nacionaldesde agosto do ano passado. Os índios foram ameaçados pelo bando. Mas dois homens da quadrilha acabaram sendo dominados por eles.
A dupla foi presa pela PolíciaFederal. Eles foram identificados como Antonio José Ribeiro da Silva,de 20 anos, e Maíldo de Araújo, de 39 anos. A Funai informou que a prefeitura de Amarante também está envolvida naextração ilegal de madeira de aldeias indígenas. Um dos caminhões apreendidos tinha o adesivo da Prefeitura colado na porta.A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Amarante informou que ocaminhão que estava na aldeia com o adesivo prestava serviço para omunicípio até o dia 31 de dezembro do ano passado, data em que o contrato com o dono do veículo foi encerrado. (Fonte O GLOBO)

Nenhum comentário: