sábado, 27 de março de 2010

Mais um assalto a ônibus, mas não em território indígena! Blogueiro também é vítima!

Chegou a hora do meu batismo de fogo. Vinha demorando...
Eram aproximadamente 1,30 da madrugada do dia 26, numa pequena localidade próxima de Santo Antônio dos Lopes, entre Dom Pedro e Peritoró, quando o ônibus da Progresso no qual me encontrava, proveniente de Grajaú, num redutor de velocidade (lombada) foi bruscamente intimado a parar. Um sujeito encapuzado estava com um revólver direcionado para o condutor, enquanto que outros dois comparsas aparecidos de repente, também eles armados e sumariamente encapuzados com uma camiseta, exigiam a abertura da porta do veículo.
Uma vez entrados, os três perguntaram se havia policiais entre os passageiros, e não obtendo resposta positiva iniciaram a esvaziar os bolsos e as bolsas dos mais de 40 passageiros. Alertaram que nada aconteceria se colaborássemos. Todos calados iniciamos a entregar dinheiro, celulares, cordões de ouro, relógios, etc. Enquanto dois passavam por cada poltrona exigindo os abjetos de valor, o terceiro assaltante mantinha sob seu atento e nervoso olhar o motorista intimando-o a entrar numa estrada vicinal distante da localidade aproximadamente um quilômetro.
Não satisfeitos, obrigaram todos os ‘piões’ a descerem do ônibus com as mãos na cabeça porque iriam iniciar uma nova ‘verifica’. Alertaram a todos que se descobrissem alguém com ‘dinheiro escondido nas cuecas’ iriam pagar por isso. Todos os homens enfileirados desceram em silêncio e permaneceram parados. Algumas mulheres iniciaram a chorar, mas os assaltantes as ‘tranqüilizavam’ dizendo que não iriam mexer com elas. Duas irmãs religiosas que vinham no ônibus iniciaram a rezar o terço. Um dos três comparsas pareceu ficar satisfeito: ’Continuem orando, orem por nós também porque precisamos’! Depois, em lugar de revistar todos os homens, os três acabaram subindo novamente no ônibus e começaram a abrir todas as bolsas carregando tudo o que havia de valor. Finalmente, se despediram ordenando de permanecer naquele local por pelo menos meia hora, e foram embora.

Algumas considerações:
1. O trecho da BR entre presidente Dutra e Peritoró foi totalmente recuperado. Antes eram os numerosos buracos que facilitavam a vida dos assaltantes no famigerado trecho. Agora são as numerosas lombadas. Incrivelmente, os assaltos ocorrem sempre nas mesmas localidades com uma freqüência assustadora. Com certeza a ‘inteligência’ da polícia já sabe quem pratica tais ações...Cheira muito a ‘formação de quadrilha mista’!
2. Enquanto não chegam as esperadas mudanças estruturais (justiça social e econômica, segurança, e... blá, blá...) é preciso que pelo menos as empresas se organizem para elas mesmas assegurarem aos seus clientes um mínimo de segurança interna, com escoltas ou outras formas...Infelizmente!
3. Ironia do destino: para aqueles passageiros que respiraram profundamente após ter passado incólumes pelo trecho indígena (Área indígena Canabrava, entre Grajaú e Barra do Corda) sem serem assaltados, encontraram uma desagradável surpresa entre o mundo dos ‘não indígenas’....Desse jeito, ninguém é melhor que ninguém! A ‘igualdade’ está garantida!!!
4. O Pai Nosso final puxado por um dos passageiros, de joelhos, quando tudo acabou, teve o sabor de uma autêntica ação de graças por ninguém ter se machucado. Para muitos ficarão o trauma, o medo e a angústia que, infelizmente, já fazem parte do cotidiano de muitas crianças e adultos, indistintamente.
5. Em época de campanha eleitoral o número de assalto a banco aumenta em média de 30 a 35%. Preparemo-nos! Vai piorar!

Um comentário:

annamaria disse...

accidenti! ora non siamo più i soli, io e p. marco, a vantare un assalto di banditi armati.
ma anche tu ti considererai fortunato poi che l'assaltante non si è spaventato e non ha perciò tirato il grilletto.
sappi che questa notizia mi ha fatto iscrivere in questa strana cosa che sono i blog!
un abbraccio
annamaria