terça-feira, 11 de maio de 2010



A campanha ’Justiça nos Trilhos’ lançada cerca de dois anos atrás por várias entidades e movimentos do Maranhão, entre os quais os Missionários Combonianos do Brasil Nordeste, editou recentemente a revista ‘Não Vale’ colocando dados e informações sobre a atuação deletéria do colosso brasileiro de mineração, a empresa multinacional VALE.


A empresa que costuma apresentar um rosto bem ‘maquiado’ com truques ambientalistas e humanitários é radicalmente desmascarada por um conjunto de artigos que não deixam margem a qualquer réplica. Desde os altos índices de poluição que a Vale produz no mundo, e especificamente em São Luis, até os impactos causados pelo trem da Vale às comunidades que vivem à beira da ferrovia, passando pelos métodos arrogantes e inescrupulosos da empresa para com o ambiente, seus funcionários e terceirizados.


Uma mistura explosiva que vale a pena ler e manter na estante da sala para uma permanente consulta. Associada à revista vai também o vídeo ‘Não Vale’ produzido pelo diretor italiano Silvestro Montanaro mostrando os dramas que o ‘orgulho nacional’ da mineração-siderurgia vem produzindo. Vale a pena adquirir. Podem entrar em contatos com este blog ou mediante o site ‘www.justicanostrilhos.org’

Nenhum comentário: