quinta-feira, 13 de maio de 2010

A semana dos povos indígenas no Maranhão: oportunidade perdida?



É louvável que o Governo do Estado mediante as suas secretarias tenha criado o belo hábito de promover anualmente a semana dos Povos Indígenas do Maranhão. Não deu para fazê-lo nos dias que costumeiramente se faz em todas as regiões do Brasil, ou seja, em abril (19 dia nacional dos povos indígenas).

Aqui no Maranhão começou ontem, dia 12 de maio e se estende até o dia 15. Basicamente se reproduz o mesmo esquema: oficinas, exposições de artesanato, algumas mesas redondas, mas, convenhamos, não deixa de ser uma oportunidade para manter viva a consciência de que a nossa matriz sócio-cultural fundadora é indígena. Que somos, em parte, o que somos, graças a determinados alicerces postos por ancestrais que nos repassaram valores e visões de mundo que ‘fortalecem a nossa humanidade’.

Valores como o sentido de pertença e de solidariedade existente entre todos os integrantes de uma mesma grande família, a concepção-prática de tempo, espaço e trabalho em que tudo está subordinado não à vontade doentia de ganhar e lucrar, mas à vontade de ‘conviver, celebrar, festejar....’, o sentimento profundo de que tudo está integrado (seres humanos, seres espirituais,‘seres inanimados, natureza, etc.) entre outros, marcam a estrutura social e cultural desse Estado. Tudo isso é um patrimônio humano-moral valioso que muitos não indígenas desconhecem, mesmo se beneficiando.

Infelizmente, as ‘semanas indígenas’ não passam de ‘homenagens formais’ supostamente de caráter cultural que frisam somente o caráter ‘externo e material’ das sociedades indígenas. Os seus grandes problemas e conflitos fundiários, os direitos negados, os preconceitos raciais, as omissões e negligências institucionais para com elas, não são debatidos e enfrentados, nessas oportunidades.


O projeto-proposta que a Associação Carlo Ubbiali - à qual pertenço - de que o Estado disponibilize espaço e condições para a criação um ‘museu/espaço vivo dos povos indígenas do Maranhão’ continua encontrando indiferença e falta de interesse nas instituições públicas. Índio só incomoda, principalmente hoje!!!!!


Um comentário:

Luh disse...

Parabêns, você soube dizer o que os jornais não ligam para pesquisar, infelismente!!!
Bjs
Orgulho de você,
Luciene