sexta-feira, 23 de julho de 2010

Há 25 anos atrás o comboniano Pe. Ezequiel era assassinado por defender vidas ameaçadas!


Ezequiel, o que é ressurreição?


Diga-nos, mártir da luta, como acreditar na vida quando os direitos dos pobres continuam negados e seus defensores violentados.Lembrando sua paixão pela causa dos povos indígenas é bom que você saiba que, ainda hoje, mais de 50% de suas terras continuam sem identificação, demarcação ou homologação.Você deu a vida para garantir ao seu povo um pedaço de chão. Ainda hoje, porém, o Brasil continua campeão mundial na concentração da terra. Como você está vendo, o plebiscito de setembro 2010, pelo limite à propriedade e pelo direito à partilha deste bem tão essencial?
Ainda ressoam suas palavras: "muitas vezes sinto uma grande vontade de chorar, ao ver os quilômetros de cerca...". Como não chorar hoje, Ezequiel irmão nosso, diante da aprovação da reforma do Código Florestal que, em vez de preservar a natureza como fonte de vida, continua matando as florestas e reduzindo as áreas de preservação permanente?A vida continua cada vez mais ameaçada pela ilusão do crescimento e do progresso! Mas que progresso é este que suga das veias abertas da America Latina a madeira do mato, o ferro da terra e a fertilidade do chão?


No meio das contradições e falências....


você costumava repetir que "trabalhar com os pobres é como criar primavera". Acreditamos nessa primavera, padre Ezquiel! Sentimos que a vida pulsa nas veias desse povo, apesar das ameaças que pairam sobre ele. Admiramos a cada dia a resistência e dedicação das mulheres líderes de comunidade. É delas que você deve ter aprendido!Sua paixão não foi em vão. Hoje, em nossas pequenas comunidades, os olhos do povo se iluminam quando fazemos a sua memória, a do padre Josimo, a da irmã Dorothy e de outros mais. Luzes distantes, mas permanentes, estrelas fixas no horizonte.Sim, apesar de tudo, nossos povos ainda têm horizontes.


Alguns perderam o sonho.


Mas outros ainda enxergam longe, lutam por reformas, acreditam na honestidade, doam-se até o fim. Você não imagina Ezequiel, quanto tem sido importante para eles seu exemplo e a vida de muitos outros batalhadores dos dias de hoje!Hoje suas palavras fecundam a vida de muitos jovens: "Tenho a paixão de quem persegue um sonho. Essa palavra tem tamanha intensidade que, quando a acolho em meu ânimo, sinto que uma libertação sangra por dentro de mim".


A Igreja que você sonhava....


e pela qual trabalhou ainda está em construção, depende de nós lhe dar um sabor de libertação. Você comentava: "É um novo jeito de ser igreja. Avanço nessa lógica. As atividades são ligadas ao social, a uma transformação concreta. O papel principal é dos leigos. Eles são igreja. Interessam-se por tudo. O trabalho é de coesão, juntos buscamos saídas para os problemas interconectados da terra, dos índios, da saúde e do analfabetismo..." "Meus olhos buscam com dificuldade a história de Deus aqui. A cruz é a solidariedade de Deus para com a caminhada e a dor humana. O amor de Deus é mais forte do que a morte. A vida é bela e estou feliz em doá-la!"


Ressurreição deve ser isso, Ezequiel: doar-se com alegria para que esse povo viva! Você ainda vive, mártir da terra e do sonho de Deus. Que essa vida se transmita apaixonada às muitas e aos muitos seguidores de Cristo que ainda seguem criando primavera!- (Escrito por Dário Bossi)

Nenhum comentário: