quinta-feira, 15 de julho de 2010

Igreja católica debate com instituições públicas o abandono do centro histórico de São Luis


O esvaziamento, e o abandono do centro histórico - entendido não somente como acervo físico-cultural, mas como realidade sócio-cultural viva e dinâmica, - decorre, essencialmente, da cegueira e da irresponsabilidade administrativa. Os próprios ‘esclarecidos investidores privados’ da cidade não têm interesse algum em revitalizar um conjunto de estruturas urbanas que para eles não passam de ruínas de um passado glorioso que, agora, não produz lucros. Nem os turistas - que são fontes de renda pelo menos em algumas épocas do ano - interessam a eles. A ausência escandalosa de segurança no centro histórico parece, essa sim, planejada. Parece um claro recado à população para que esta procure em shoppings, na lagoa da Jansen e na litorânea o que procura no centro.

Bem que a Comissão Justiça e Paz tentou juntar representantes de órgãos públicos para debater a questão do abandono do centro histórico de São Luis e da sua segurança, no auditório da arquidiocese, ontem. Em vão. Emergiram os históricos descasos, a falta de planejamento, de verbas, de colaboração entre eles, as disputas políticas mesquinhas, e a falta de interesse em manter um patrimônio cultural que, no papel, foi definido, outrora, como sendo da humanidade. Lamentável que os titulares das instituições convidadas – Secretaria de Segurança, Prefeitura, Guarda municipal, Promotoria, entre outras, tenham enviado representantes sem nenhum poder de ‘fechar’ qualquer tipo de compromisso formal.

Para alguns deles, tudo não passa de 'falta de consciência' de uma população que tem baixos índices de instrução e destrói tudo o que é feito para ela"!!!!Se esta é a consciência esclarecida dos 'instruídos' que são pagos com dinheiro público para manter e cuidar da vida sócio-cultural do centro, eu fico com a população 'vândala'!

Nenhum comentário: