quarta-feira, 21 de julho de 2010

Padre Flavio Lazzarin se despede da Secretaria da CNBB. Obrigado, Flavio!

São Luís do Maranhão, 21 de julho de 2010

Caríssimas irmãs e caríssimos irmãos,

Toda despedida e toda mudança comportam ritos que regulam a nossa convivência social e eclesial. Espero que estas minhas poucas linhas não sejam um dos tantos ritos vazios que, frequentemente, marcam as nossas vidas. Neste mês de julho, termina o meu serviço ao Regional Nordeste V da CNBB, mas, como dizia o mestre Paulo Freire, a gente muda de esquina, mas não muda de luta. Foram três anos importantes da minha caminhada, porque tive a oportunidade de me familiarizar um pouco mais com a nossa Igreja local e com a sua história bonita, bem simbolizada pelo sonho profético do principio que norteia, há muitos anos, a pastoral do Regional:

"Fiéis ao Deus dos pobres e aos pobres de Deus na construção do Reino, animados por nossos mártires da caminhada, optamos por ser uma Igreja missionária em permanente processo de conversão, que vive o espírito das CEBs:

- celebra e liga a fé com a vida;

- é toda ministerial, descentralizando poder e tarefas;

- é comprometida com o social, capaz de ver e ouvir os clamores da criação;

- é advogada da justiça e defensora dos pobres;

- é acolhedora, misericordiosa, profética e samaritana;

- é ecumênica, aberta ao outro, ao diferente, buscando a unidade na diversidade."

Agradeço a todos vocês, que tiveram paciência comigo e conseguiram ir além das limitações do meu temperamento e perdoaram as inevitáveis insuficiências do meu serviço. Fico com saudades dos muitos que no Secretariado e na Assessoria continuam contribuindo com a caminhada. Saúdo de forma especial os Bispos que estão deixando o serviço episcopal e aqueles que renovam, com juventude e entusiasmo evangélico, o rosto da Igreja do Maranhão.

Que o legado sinodal da Assembléia do Povo de Deus de 2004 continue sendo a inspiração do testemunho dos batizados e batizadas das nossas Comunidades, Paróquias, Dioceses, Pastorais, Organismos e Movimentos.

Um grande abraço carinhoso e agradecido.

Pe. Flávio Lazzarin

Um comentário:

Maria Gorete disse...

Acho que valeu a pena esses três anod do Padre Flávio Lazarzin a frente do Secretariado do Regional. Sempre atencioso e muito convito de sua missão. Valeu mesmo que Deus possa sempre abençoar e fortalecer cada dia sua VOCAÇÃO. AbraçosMaria Goréte.