quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comissão Justiça e Paz debate compromisso ético-cidadão de candidatos

O desgaste do conceito e da prática institucional política tem levado um número sempre maior de pessoas a desistir da participação cidadã mediante o voto e através dos mecanismos institucionais quais os conselhos nos diferentes níveis, fóruns, referendos, e outros meios. A igreja católica que procura estar atenta a tudo o que ajuda o cidadão a ser sujeito político ativo, quer propor princípios éticos e ‘comportamentos políticos’ para os/as candidatos ao pleito desse ano.

A comissão arquidiocesana Justiça e paz de São Luis organizou o seminário ‘ Eleições 2010 –compromisso de cidadania’ tendo em vista esclarecer o processo eleitoral e político desse ano. Com quatro noites de exposições e debates a Comissão busca contribuir com a formação crítica dos cidadãos e cidadãs dessa cidade: descobrir as contradições e os avanços da lei eleitoral, reafirmar os compromissos éticos dos candidatos, principalmente dos que se definem ‘cristãos’. Enfim, os desafios que cabem a uma democracia que, embora formal, tenta aprimorar os seus processos internos. Longe de propor nomes específicos, a igreja lança mão do seu patrimônio moral para fortalecer a cultura da vida plena no cotidiano de 190 milhões de brasileiros/as.

Este blogueiro, dentro da programação do seminário, proferirá uma palestra no salão da igreja de São João às 19,00h. na sexta feira dia 20 de agosto tendo como título’ Ética e compromisso cidadão dos candidatos cristãos nas eleições e no exercício parlamentar’

Nenhum comentário: