sábado, 15 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio: tragédia anunciada. Outras virão!


I

O Brasil parece ter um poder sinistro de produzir numerosas ‘Haitis" em seu território. A do Rio é uma das tantas. Uma tragédia anunciada. Não somente porque estudos em 2008 já haviam apontado a região serrana do Rio como uma região em situação de alto risco - e especificamente Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, - mas porque de lá para cá tudo havia sido engavetado. O Estado, na sua lógica insana, talvez não tenha querido mexer numa região com alto potencial turístico. No estudo tornado público pela Folha de São Paulo nesses dias apontava-se como urgência investimentos maciços em reflorestamento e outras medidas amargas. Nada disso foi encaminhado.


II

Mais uma vez São Pedro não é o responsável pela vasta tragédia que ceifou centenas de vidas, sem contar os desabrigados e os feridos no corpo e na alma. As próprias chuvas abundantes, ‘excessivas’, tem uma origem ...antrópica, no ser humano. O excesso de poluição terrestre e atmosférica interfere nas mudanças climáticas, altera o seu equilíbrio. Em algum lugar, alguém vai pagar as trágicas consequências de tudo isso!

III

Lamentáveis as declarações do governador de São Paulo, Geraldo ‘Chuchu’ Alckmin, (PSDB) que diante das enchentes de São Paulo teve a ousadia de afirmar que ‘não se podem improvisar medidas de contenção e preventivas da noite para o dia...’. Para quem governa o Estado de São Paulo há 16 longos anos soa a tragicômico... e a irresponsável!

IV

Cláudio Abramo diretor de ‘Transparência’ aponta justamente os poderes públicos estaduais e municipais como os principais responsáveis pela tragédia. Ele afirma que chuvas e enchentes ocorrem em várias partes do mundo, não somente aqui. O diferencial é que aqui os poderes públicos fazem vista grossa diante de loteamentos em regiões de alto risco. Omissão que anda de braços dados com corrupção e irresponsabilidade social e humana são as mãos assassinas de crianças, mães e jovens e pais de família. Bom, haverá quem continue rezando para que São Pedro pare com essas chuvas e outros que pedem perdão ‘por Deus estar punindo um povo de pecadores....’

Nem a solidariedade genuína, nem a compaixão, e nem as rezas mais sinceras poderão afastar outras tragédias se ‘ficar sempre do jeito que fica’, após cada tragédia!

Nenhum comentário: