sábado, 9 de julho de 2011

Parabola do semeador: espalhar testemunhos, não 'palavras'! (Mt.13, 1-23)




Vivemos na sociedade das palavras. Das palavras ditas e das não ditas. Das meias-palavras. Das palavras insinuadas, interrompidas. Sutis, sedutoras, convincentes, provocadoras e provocantes. Cortantes e duras. Às vezes, chocantes. Palavras que veiculam anúncios, comportamentos, denúncias, opções, afetos e desafetos. Palavras que iludem, consolam e machucam.... Na sociedade pós- moderna, paradoxalmente, as palavras podem ser separadas do seu emissor. As palavras e o seu emissor deixam de ser uma unidade inseparável. As palavras podem revelar o que o seu emissor não quer e não pode dizer. São palavras incoerentes, divorciadas. Palavras isoladas, soltas. Anônimas, de origem desconhecida. Palavras escondidas que não revelam o seu propósito. Palavras que para ter valor devem ser ‘registradas’ em cartório. Palavras desmoralizadas. Mas elas incidem e interferem nas escolhas do cotidiano. Nas grandes opções e decisões da vida. Ninguém fica indiferente ao seu poder.....


Na sociedade israelita, da tradição tribal, a palavra era um corpo só com o seu emissor. O próprio Javé ‘cria’ mediante a palavra. Porque a palavra se identifica com o seu emissor, com os seus valores e as suas opções. O ‘verbo’ se faz concretude histórica, testemunho real e coerente com o que é proclamado. Semear a semente-palavra significa para Jesus espalhar não palavras somente, mas a unidade palavra-pessoa-testemunho. Isso é algo indissociável para ele. Dar a própria palavra significava comprometer a pessoa toda, o seu projeto de vida. O seu prestígio moral, a sua dignidade, o conjunto de valores e crenças. Os antigos tinham compreendido que ‘falar uma coisa’ e ‘fazer outra’ desmoralizava definitivamente a pessoa-palavra. A pessoa perdia toda a força moral que possuía.


A semente que é lançada aos mais variados terrenos é a pessoa-testemunho que se insere nas múltiplas realidades da existência humana. Sem filtrar, sem descartar, sem calcular os níveis de qualidade e produtividade dos ‘terrenos’. É a pessoa com tudo o que ela é: suas lutas, suas ousadias e profecia. Sua inconformidade e rebeldia. Sua capacidade de motivar e criar comunhão. Caberá a esses ‘terrenos’ verificar se aquela palavra-testemunho-semente representa uma unidade transformadora que fala direta e coerentemente ao seu coração.


Isso diz muito sobre a nossa capacidade de compreender as dinâmicas do ser humano hoje em dia. Se de um lado afirmamos que as pessoas estão cansadas de palavras, - muitas vezes vazias e incoerentes, - do outro lado, temos dificuldades em oferecer e compreender os sinais, os gestos e os serviços que revelam a disponibilidade concreta de ser humano com os humanos. De ser amigo numa sociedade rival. De ser solidário numa humanidade ‘individualista’ e ‘individualizada’. De ser servidor num contexto de dominação. Não sufoquemos os sinais de vida nova, de esperança, de gratuidade que existem em numerosas ‘sementes-testemunho’!




Nenhum comentário: