sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FAR WEST à maranhense II -

Uma marcha de trabalhadores rurais e quilombolas, no dia 5 de outubro, anteontem, pela manhã, terminou em tumulto. O ex-senador e atual secretário estadual de Programas Especiais, João Alberto de Souza (PMDB), discutiu com quilombolas ao chegar de carro ao Palácio dos Leões, destino final da caminhada. Um dos líderes da marcha, Almirandi Costa, de São Vicente Ferrer, esclareceu ao secretário que o protesto era contra a violência no campo, em especial contra o assassinato do lavrador Valdenílson Borges, 24 anos, no domingo (2) pela manhã, no povoado Rosário, em Serrano do Maranhão. Almirandi disse a João Alberto que esse e outros crimes no campo eram culpa da 'irresponsabilidade do governo estadual', que não proporcionava segurança aos lavradores ameaçados de morte no Maranhão. João Alberto retrucou, irritado: 'Irresponsável é você' (referindo-se a Almirandi). O líder rural, então, pegou um microfone e pediu para que João Alberto repetisse 'pra todo mundo ouvir' quem o político achava 'irresponsável', ocasião em que o tumulto começou. Os policiais militares – fardados e à paisana – que fazem a segurança do Palácio dos Leões partiram para cima dos manifestantes. O protesto prosseguiu, com os lavradores cantando e pedindo 'Justiça no campo'. A viúva do camponês assassinado, Ana Maria dos Reis Abreu, 25 anos, e a irmã da vítima, Jodeílde Borges, 38, que participaram da marcha também estão sendo ameaçadas de morte. Segundo elas, o assassino de Valdenílson Borges, identificado como Edvaldo Silva – que está foragido – é filho de um homem conhecido como 'Dudu Fogão', que há vários anos ameaça as famílias de lavradores do povoado Serrano, com a intenção de tomar suas terras. (Fonte: JP)

Presidente do INCRA promete mais uma vez - Na terça-feira, os quilombolas, sem-terras e índios que ocupavam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Anil, São Luís, deixaram o local. Os ocupantes obtiveram do governo federal o compromisso de que, nos dias 19 e 20 de novembro, o presidente nacional do Incra, Celso Lacerda, vem ao Maranhão para definir formas para agilizar as principais reivindicações do movimento: titulação de terras e proteção aos lavradores ameaçados de morte. Acresentamos: investigação e punição para os mandantes e assassinos dos lavradores mortos até agora!

Em São Luis, III Marcha contra a corrupção – Representantes de vários municípios maranhenses vítimas de corrupção institucional estarão participando da III marcha contra a corrupção. Apresentarão vários casos vinculados aos recursos federais, tais como Fundeb, Sus, Ação Social, Alimentação Escolar, etc. Além disso, outros casos relacionados a convênios e programas do governo federal (Incra, minha casa minha vida, estradas vicinais, e outros) Haverá espaço para que os representantes dos municípios apresentem os dossiês dos casos fiscalizados e com provas da corrupção e, ao mesmo tempo, os requerimentos de investigação de outros. Estamos assistindo a mobilizações globais. Gente que não se conforma com formas absurdas de negligência institucional, desvio de dinheiro público, favorecimentos ilícitos, corrupção ativa e passiva. Verdadeiras fábricas de miséria, violência e falência. Mais do que justo espernear, gritar, reivindicar. E exigir punição e ressarcimento, logo. Criando, simultaneamente mecanismos institucionais mais adequados que inibam e evitem definitivamente que a bandalheira continue! Acorda, Maranhão!

Eram policiais os que ameaçavam em Carro Quebrado! - Agentes da CPT de Coroatá informaram que os seis homens que invadiram a área de plantio da Comunidade Carro Quebrado , município de Miranda do Norte no dia 26 de setembro passado, são policiais ou ex-policiais. Estavam a serviço, segundo foi relatado, do latifundiário local Raimundo Carneiro. Como haviam prometido os 'homens da lei' volaram para fazer o despejo, no dia 5, mas foram surpeendidos por outros 'colegas' de farda. Estãoespondendo a inquérito. Precisa comentar?



Nenhum comentário: