quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta feira de cinza: filh@s do pó cósmico-divino, consciente e transformante!


Somos filh@s do pó. Do pó cósmico-divino. De um barro estrelar repleto de vida invisível. Somos comunhão com um universo – no qual estamos inseridos, - que pulsa como um pulmão humano. Que incha, inspira e se expande. E que expira, desincha e se retrai com ritmos e lógicas próprias. Do mesmo jeito que fazemos nós ‘Adãos e Evas’ juntamente com muitos nossos semelhantes e seres vivos que habitamos esse planeta. Somos filh@s-fruto da ‘quebra espontânea da simetria’ inicial entre fótons e bósons. Entre matéria e anti-matéria. Assim nos dizem os físicos. Filh@s de um duelo entre vida e destruição. Frutos, enfim, da ‘não lógica’, mas não do acaso. Como se um ‘alguém’, totalmente livre e não preso a essas rígidas leis físicas decidisse ‘quebrar’ aquela espécie de equilíbrio inicial instável e ‘inventar-criar’ algo inédito. Aproveitando brechas e se insinuando em comportamentos e movimentos ‘ilógicos’ do cosmos deu origem a um novo jeito de ser vida.

A quaresma/cinza/pó nos convida a alimentar a consciência de que somos ‘matéria consciente’. Um pó pensante, amante, transformante, celebrante. Que por termos a mesma origem da matéria cósmica produzida por Aquele que ‘rompeu’ a ‘lógica física’ que aprisionava novas formas vidas temos uma missão a cumprir. A missão de preservar todas as formas de vida que Ele planejou e que permitiu nascer. A missão de identificar quanto e quantos ameaçam com suas opções de vida o futuro dos seres vivos e chamá-los com vigor a ‘retomar/voltar’ à consciência de ‘pertença cósmica comum’. A missão de sermos ousados como o foi Aquele que rompeu a lei da ‘simetria espontânea’ e darmos origem a novas formas de convivências humanas.
Para não nos esquecer que por sermos filh@s do ‘pó cósmico-divino’ temos um dever ético de re-criar comunhão com o cosmos inteiro e salvaguardá-lo de tanta ‘anti-matéria humana’ destrutiva! Boa quaresma!

Nenhum comentário: