sábado, 1 de dezembro de 2012

Há um ano atrás falecia em Salvador padre Franco Pellegrini, amigo e irmão!

 Há exatamente um ano atrás, no dia 01 de dezembro de 2011, falecia o nosso amigo e confrade comboniano padre Franco Pellegrini, vítima de um acidente de trânsito em Salvador. O carro que dirigia foi investido por um micro-ônibus desgovernado. Reproduzo aqui abaixo a última parte da carta que ele, em vida, ´poderia ter escrito às comnidades de Salvador onde trabalhava. Franco, continue no nosso meio! Saudades!
'Com certeza muitos de vocês se lembram quando cheguei em 2004. Confiante e temeroso ao mesmo tempo. Foi um tempo de graça para mim. Realidade nova, mas só em parte. Nunca havia trabalhado aqui, mas como sempre havia acontecido ao longo da minha vida nessa terra, aqui encontrei gente generosa, dedicada, disposta a enfrentar todo tipo de desafio. Hoje, olhando para cada um de vocês me sinto de poder proclamar as mesmas palavras de Jesus o bom pastor: ‘Eu conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem’ Vocês sabem que há sinceridade no que digo. Procurei me colocar, mesmo com as minhas fragilidades, ao serviço de todos vocês, sem julgar e condenar, acreditando que somente unidos podemos construir um novo jeito de ser igreja, de ser família. Pode ser que para alguns tenha parecido duro ou até intolerante, mas acreditem, se isso ocorreu foi para manter fidelidade à prática evangélica de Jesus de Nazaré e a essa igreja que fez uma opção clara em favor dos pequenos. Acredito que a melhor forma para continuar a nos sentir unidos é reproduzir e multiplicar os mesmos gestos e as mesmas escolhas de Jesus: anunciar e testemunhar o Reino da vida, da paz verdadeira, da justiça, do respeito e do reconhecimento da dignidade de cada pessoa. Nisso poderemos nos sentir em permanente comunhão entre nós e com a humanidade, para além da morte, para além do tempo, para além de qualquer limite. Um eterno e saudoso abraço a todos vocês e que o Deus da vida vos proteja, vos guarde e vos abençoe.'

Padre Franco



Nenhum comentário: