sexta-feira, 5 de julho de 2013

Indígenas bloqueiam a ferrovia do Carajás. O único jeito para tentar dialogar com um governo surdo e arrogante

Mais de 100 índios de sete povos do Maranhão interditaram no início da tarde desta quinta-feira, 4, a Estrada de Ferro Carajás. O trecho da ferrovia bloqueado margeia a Terra Indígena Caru, onde vivem os Awá-Guajá e Tenetehara (Guajajara), no município de Alto Alegre do Maranhão. Segundo as lideranças, a ocupação será mantida por tempo indeterminado. A ferrovia foi bloqueada porque os povos indígenas que vêm ocupando a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), órgão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), não só não tiveram suas reivindicações atendidas, mas nem puderam dialogar e negociar porque ninguém do governo federal apareceu. A única saída que encontraram para serem ouvidos foi interditar a ferrovia! Entre as reivindicações dos índios, estão as exonerações de Licínio Carmona, gestor do DSEI, e de Antônio Izildo, chefe da equipe de divisão técnica. “Eles desrespeitam o controle social da saúde indígena e a gestão é péssima. Precisamos de pessoas que priorizem o diálogo com o movimento indígena e as comunidades”, afirmou Lourenço Krikati, também integrante do Conselho Nacional de Saúde Indígena. Além da substituição dos dirigentes, os povos exigem melhorias nas condições de trabalho dos servidores do DSEI. Desde o último dia 24 de junho, as comunidades contabilizaram seis mortes em decorrência da falta de estrutura para o atendimento da saúde. 

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com