sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ex-funcionário de segurança empresarial da VALE abre o verbo e revela as sujeira da mineradora. Justiça nos trilhos foi vítima de grampo!

"Tem que deixar o buraco do rato, não pode encurralar, isso eu aprendi no Exército." A frase crua expressa a revolta de André Luis Costa de Almeida, 40 anos, ao explicar por que decidiu revelar o que sabe sobre a área de vigilância e inteligência da Vale S/A, onde trabalhou durante oito anos - nos dois primeiros como terceirizado e, depois, como funcionário do Departamento de Segurança Empresarial. Ele era responsável pelo serviço de inteligência e gestor de contratos da Vale com empresas terceirizadas da área, quando foi demitido, em março de 2012."Eu tentei conversar, mandei e-mails, nada: eles prometeram que não iam me demitir por justa causa, voltaram atrás, depois disseram que manteriam sigilo sobre o assunto mas chamaram meu novo chefe para dizer que minha presença dificultaria a relação comercial dele com a Vale. Tive que sair, não podia prejudicar o cara. Agora eu não me importo com mais nada: só quero que a verdade apareça", disse logo no primeiro encontro com a Agência Pública, em meados de maio. "Um exemplo de pedido direto (à Network) foi a infiltração de um agente no movimento Justiça nos Trilhos pelo Gerente Geral de Segurança Norte, Roberto Monteiro", diz, mostrando um demonstrativo de junho de 2011, com o pagamento total de R$ 247.807,74 à Network. Ali, na prestação de contas do Escritório Norte (Pará e Maranhão), no item "Rede Açailândia", consta a despesa de R$ 1.635,00 referente ao "recrutamento de colaborador de nível superior, em fase experimental, para atuar junto à Justiça nos Trilhos e outras atividades dos MS (Movimentos Sociais) em Açailândia/Maranhão". A rede Justiça nos Trilhos também é uma das articuladoras do movimento Atingidos pela Vale, do qual participam sindicalistas e lideranças comunitárias de diversos Estados e de outros países onde a multinacional atua - são mais de 30 -, comandada pela sede no Rio de Janeiro. Essa articulação promoveu uma votação mundial pela internet que deu à Vale o troféu de "Pior Empresa do Mundo" de 2012, entregue pessoalmente ao presidente da Vale, Murilo Ferreira.(Fonte: Terra)

Nenhum comentário: