quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mortes e pânico na 'ex-ilha-rebelde' - Ludovicenses prisioneiros sem cercas e sem grades!

O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, afirmou, na tarde desta quinta-feira (10), que o estopim para a confusão ocorrida na noite de quarta (9), na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, foi mesmo a descoberta de túnel feito para a fuga de 60 detentos. Nove presos foram mortos após um confronto entre facções criminosas rivais dentro do presídio. Após a descoberta, o Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) anunciou a revista das celas. Os presos, então, se recusaram a colaborar com a vistoria, o que criou tumulto. O foco da briga entre as facções é a disputa pelo tráfico de drogas. Diferentemente do que acontece em outros Estados, no Maranhão existe essa disputa pela hegemonia do tráfico. A origem de toda essa violência é no tráfico de drogas”, declarou o secretário.

Seis ônibus foram incendiados após o episódio. O secretário afirmou que a ordem de atear fogo nos coletivos partiu de dentro da Cadet. É uma reação ao trabalho da polícia que prendeu, na segunda-feira (7), vários integrantes de uma dessas facções criminosas e, também, à ação da polícia para evitar que os presos conseguissem escapar pelo túnel que foi descoberto em um dos pavilhões”, esclareceu.Na manhã desta quinta-feira (10), uma série de boatos causou pânico em alguns bairros de São Luís. Falsas notícias davam conta de que gangues estavam promovendo arrastões na região do São Francisco, Renascença II e no Centro. De acordo com o delegado-geral adjunto de Polícia Civil, Marcos Affonso, nenhum dos boatos se confirmou. Na coletiva, Aluísio Mendes garantiu que “todos os envolvidos nos boatos de arrastões ou outras ações criminosas serão identificados e punidos. No Centro, onde tivemos a primeira informação de que havia tido um arrastão, a equipe policial constatou que, na verdade, houve uma discussão entre ambulantes pela disputa do espaço comercial na região. No Ceuma, entramos em contato com a reitoria da instituição e nada foi confirmado. 

Estão divulgando um vídeo criminoso, com o que eram fogos de artifício, para causar esse clima de pânico da população. No Tropical Shopping também não houve nenhum registro de tumulto causado por nenhuma ação criminosa”, explicou. Questionado sobre a possível vinda da Força Nacional para ajudar na contenção da violência nos presídios de São Luís, Aluísio não descartou a hipótese. “Não descarto a vinda da Força Nacional para atuar, especificamente, no sistema penitenciário, mas, por enquanto, isso não será necessário. Não podemos, simplesmente, interditar a unidade. Onde vamos colocar 600 presos?”.

Comentário do blogueiro - Parece haver um acordo entre a imprensa para não divulgar tudo o que de fato ocorreu principalmente hoje de tarde na cidade, embora não seja a primeira vez que boatos de arrastões sejam veiculados por fontes obscuras. Ingenuidade pensar que seriam só boatos para prejudicar o governo atual. Os próximos dias dirão se a situação está fora de todo controle como parece. Simplista demais achar que o sistema penitenciário está falido. A sociedade o está há muito tempo pela 'droga' da incompetência  e do descaso público, mas também por uma morna consciência cidadã! Há anos que a população, a que trabalha, sua, estuda, luta, ama está atrás de grades invisíveis, mas reais. Ela hoje é minoria acuada, atordoada, insegura.



Nenhum comentário: