terça-feira, 1 de outubro de 2013

Papa Francesco - mudança de estilo e de...sensibilidade

Santo Padre, após o desastre natural que se abateu sobre o México na semana passada com a passagem de dois furações que causaram a morte de 151 pessoas, o desaparecimento de outras 65 e mais de 250 mil desabrigados, enviou uma ajuda no valor de 100 mil dólares à Igreja mexicana através do Pontifício Conselho “Cor Unum”. A informação foi publicada no site da Conferência 

O IOR (Instituto para as Obras de Religião) publicou nesta terça-feira, no site WWW.ior.va, o seu relatório anual relativo a 2012. Trata-se do primeiro relatório a ser divulgado ao público. Do documento – cerca 100 páginas – emerge que, em 2012, o IOR registrou um lucro líquido de 86,6 milhões de euros. Isso permitiu ao IOR fazer uma contribuição de 54,7 milhões de euros ao orçamento da Santa Sé. Portanto, o relatório em si não é uma novidade, é ao invés, a sua publicação. Uma iniciativa que quer manter o compromisso de transparência das atividades do Instituto. 

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, foi recebida na manhã de sábado, 28, pelo Papa Francisco, no Vaticano.Antes da audiência, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, (Presidente); Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís do Maranhão, (Vice-Presidente); e Dom Leonardo Ulrich Steiner, auxiliar de Brasília (Secretário-geral), concelebraram a missa da manhã presidida pelo Papa na Casa Santa Marta.Após o encontro com o Papa, Dom Raymundo conversou com a RV e revelou os temas abordados. Segundo o cardeal, Francisco insistiu na formação do clero, dando muito destaque à questão da Amazônia. Para ouvir o Presidente da CNBB, clique acima.No discurso feito aos bispos do Brasil, no dia 27 de julho, Francisco disse que considera a Amazônia relevante não somente para o caminho atual e futuro da Igreja no Brasil, mas para toda a estrutura social:“A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderem”, disse Francisco, acrescentando que “desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas e lá continua ainda presente e determinante no futuro daquela área”. 

Nenhum comentário: