quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VALE: anti-ética ou a-ética?Comissão de Direitos Humanos do Senado convoca audiência sobre ações de espionagem da empresa Vale S.A.

 A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) realizará na quinta-feira 24 de outubro uma audiência pública interativa para debater sobre as ações de espionagem e infiltração da empresa Vale S.A., que estão ameaçando movimentos sociais, defensores de direitos humanos, jornalistas, sindicatos e ONGs.O evento é uma iniciativa da CDH e vai acontecer em Brasília, no Plenário nº 2 da Ala Nilo Coelho, a partir das 8h. A audiência será interativa, com transmissão pelo portal e-cidadania. As pessoas que acompanharem de outras cidades podem participar enviando perguntas e comentários. As ações de espionagem da empresa Vale vieram à tona em março de 2013, quando um ex-funcionário da empresa, André Luís Costa de Almeida, 40 anos, denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) as ilegalidades cometidas pela empresa. Almeida foi demitido pela empresa Vale no início de 2012. As acusações comprovam que a Vale S.A. espiona movimentos sociais e organizações não governamentais nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Maranhão. Recentemente, uma matéria publicada pela Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo, a Pública, divulgou as provas das ações de espionagem nos movimentos. A publicação, que tem como fonte principal o ex-funcionário da Vale, evidencia que –entre outras práticas- a empresa infiltra espiões nas organizações com o interesse de adquirir informações privilegiadas, acessa às ligações telefônicas e à comunicação via internet, bem como a informações reservadas da Receita Federal e do sistema INFOSEG, agindo de forma ilegal. A audiência pública, a ser realizada no próximo dia 24, é uma iniciativa que busca debater o problema com as instituições convidadas e definir ações de investigação e de defesa da liberdade de expressão e organização da sociedade civil. 

Serviço:
Nome do evento: Audiência Pública Interativa para debater a espionagem e infiltração da empresa Vale S.A, ameaçando movimentos sociais, defensores de direitos humanos, jornalistas, sindicatos e ONGs. 
Data do evento: 24/10/2013
Local: Plenário Nº 2 da Ala Nilo Coelho
Horário: 8h
Informações: 3303-1856/2005/4323

Links: 
http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=SF&com=834; 
http://www12.senado.gov.br/ecidadania; 
http://www.apublica.org/2013/09/abrindo-caixa-preta-da-seguranca-da-vale/; 
http://www.justicanostrilhos.org/Espionagem-Nao-Vale; 

Nenhum comentário: