quarta-feira, 6 de novembro de 2013

VALE, cínica e sem moral, pede que se respeite o Estado democrático de direito. Mineradora responde a dezenas de processos por não respeitar estado democrático de ...direito!

A mineradora Vale informou, nesta terça-feira (5), que Estrada de Ferro Carajás, no trecho que passa pela Vila Maranhão (km 0), em São Luís, foi desbloqueado por volta das 14h45. No início da manhã, alguns moradores da localidade atearam fogo em troncos e galhos de árvores, impedindo a passagem de trens. Segundo os moradores, o bloqueio aconteceu em protesto contra as obras de duplicação da ferrovia.  “Por causa da duplicação as nossas casas estão rachadas, os poços estão secos. São vários problemas que eles dizem que não são deles”, disse a artesã Roseane Brochado, uma das participantes do protesto.Devido ao problema, representantes da mineradora estiveram reunidos com representantes da comunidade, negociando a liberação. Somente no início da tarde as duas partes chegaram a um consenso. A linha é o único acesso férreo ao Terminal de Ponta da Madeira. Pelo local passam mais de três a dez trens por dia, transportando minério de ferro.Em nota, a Vale informou 'que ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com a comunidade de Sitinho, contudo acredita que qualquer ato público ou manifestação deve respeitar o Estado Democrático de Direito e o direito constitucional de ir e vir.'

Comentário do blogueiro - Soa no mínimo cínica a reação e a declaração da VALE ao chegar a um acordo com os manifestantes que reivindicavam respeito pelas suas moradias e pela sua segurança. Cínico e hipócrita a afirmação da Vale segundo a qual se deveria respeitar o Estado de Direito....da mesma forma que ela procedeu à duplicação sem um devido licenciamento, sem audiências públicas, abrindo mão da moral mínima e se valendo de meios criminosos para espionar e infiltrar pessoas em movimentos com o intuito de  escutar clandestinamente funcionários e membros de movimentos sociais. Estado Democrático de Direito para ela sempre foi eufemismo. Ela perdeu definitivamente a moral! 

Nenhum comentário: