sábado, 14 de dezembro de 2013

Piquiá de Baixo - Finalmente sai a sentença judicial. As famílias vítimas da poluição serão transferidas para um novo terreno!

Os moradores de Piquiá de Baixo comemoram mais uma vitória. Dia 11, o Juiz Dr. Ângelo Antônio Alencar dos Santos emitiu a sentença de desapropriação do terreno para onde serão reassentadas 312 famílias do bairro, por não terem mais condições de sobreviver em meio à poluição das siderúrgicas instaladas aos arredores das casas. A sentença estipulou em 1milhão e 30 mil reais como indenização do terreno que está localizado às margens da BR222, próximo do Posto da Polícia Federal de Açailândia. Com isso, chega-se à definição da discussão em âmbito judiciário e a Prefeitura poderá desde já regularizar a propriedade do terreno, para em seguida transferi-lo à Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá. Enquanto aguardava a sentença, a Associação de Moradores não parou de trabalhar e já está com o projeto urbanístico e habitacional elaborado, prestes a ser aprovado pela Caixa Econômica Federal para financiamento pelo “Programa Minha Casa Minha Vida”. Os moradores encaram a conquista definitiva do terreno com grande alegria, pois o avanço para o início da construção das novas moradias é grande. Na quarta-feira 11 à noite, a Câmara aprovou o Plano Plurianual de orçamento do Município, no qual por moção aprovada em unanimidade, está sendo inserido um recurso específico para o reassentamento do Piquiá de Baixo. (Fonte: Justiça nos Trilhos)

Comentário do blogueiro - O que parecia um sonho de difícil realização está prestes a se tornar realidade. Agora, diante da perspectiva de não mais existirem famílias próximas das siderúrgicas espera-se que estas não aumentem os níveis de poluição... Que o Estado continue monitorando (se é que está fazendo isso!) as emissões de tantos gases...Afinal ainda tem ‘gente’ trabalhando nelas!

Nenhum comentário: