sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Economia 2013 - 'A sua vida melhorou?'

A atividade industrial brasileira se expandiu em dezembro e atingiu o nível mais alto desde abril, em meio ao crescimento da produção e de novos negócios, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira.De acordo com o Markit, houve crescimento da produção pelo quarto mês seguido, com os entrevistados citando como razão a entrada de novos contratos.A indústria brasileira viveu um ano de altos e baixos em 2013. De acordo com o dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do setor surpreendeu em outubro ao crescer 0,6 por cento sobre o mês anterior, mantendo-se pelo terceiro mês seguido em território positivo, porém ainda mostrou uma recuperação moderada do setor. 

A taxa de desemprego antecipada para o mês de dezembro de 2013 foi estimada em 4,4%, resultado que, se confirmado, será o menor da série histórica, iniciada em 2002, segundo pesquisa divulgadas nesta segunda-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento aponta ainda que o número confirmará a tendência de queda no desemprego, já que dezembro de 2012 registrou taxa 0,2 ponto percentual maior (4,6%), segundo o IBGE. O índice Catho-Fipe de salários ofertados apontou aumento de 11,2% nos salários nos últimos 12 meses. Essa variação é superior à registrada em novembro, de 7,2%, sendo também o quarto mês consecutivo de aumento na variação anual.(Fonte: Conversa afiada)
Comentário do blogueiro - Longe de mim ignorar esses e outros números da macro-economia. Pergunto-me, contudo, se isso é suficiente para responder à pergunta da presidente feita em seu pronunciamento. Há muitas outras dimensões que não são quantificáveis em números econômicos e em gráficos e as pessoas normais sabem, pois sentem na pele os efeitos das 'melhorias que nunca chegaram'! 

Nenhum comentário: