terça-feira, 29 de abril de 2014

ALUMAR/ALCOA, após ter farreado e nadado nos incentivos fiscais anuncia demissões em massa. Crise ou pretexto para fugir para outro território e mercado?

O Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar/Alcoa) emitiu nesta segunda-feia (28) comunicado interno, convocando trabalhadores para aderirem até 30 de abril ao pacote de desligamento. A empresa anunciou no final de março 500 demissões, em razão do desligamento de 250 cubas da linha de produção de alumínio em São Luís, propondo valores de em média quatro salários de indenização. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Luis (Sindmetal) recorreu ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e vai oferecer ação judicial contra a Alumar/Alcoa diante das demissões. Aconteceram três mediações entre Sindmetal e Alumar no MPT mas, segundo a entidade, a empresa não acatou as propostas apresentadas. Antes do anúncio, mais de 60 empregados da Alumar já haviam sido demitidos em 2014. “A empresa anunciou a demissão em massa em mais uma tentativa de dificultar o aumento, conforme faz há vários anos”, afirma o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo. Para a entidade, soa incoerente despedir 500 trabalhadores, considerando que na linha desligada trabalhavam apenas 90, e ainda que o grupo Alcoa recebeu diversos incentivos fiscais do Governo Federal (SUDENE/BNDES), como redução no custo da energia e no imposto de renda, em troca de manter a produção e os empregos.  

Comentário do blogueiro - Mais uma gigante do alumínio quer sair do Estado....ou está fazendo jogada feia para despachar funcionários que segundo ela 'ganham demais' e não a tornam competitiva. Cria um impasse depois de ter mamado, usado e abusado de todos os incentivos fiscais oferecidos generosamente pelos governos do Estado e Federal.

Nenhum comentário: