sexta-feira, 8 de maio de 2015

Depois de Eusébio Ka'apor mais dois índios são assassinados na Bahia com modalidades similares às de Eusébio.

O agente indígena de saneamento Eusébio Ka'apor, 42, da aldeia Xiborendá, da Terra Indígena Alto Turiaçu (MA), foi assassinado no dia 26 de abril com um tiro nas costas. Ele voltava de uma aldeia onde mora o filho e estava de carona em uma moto, quando dois homens encapuzados abordaram o veículo, pediram que parasse e, em seguida, o acertaram um tiro. Testemunhas afirmam que o crime foi cometido por madeireiros do município de Centro do Guilherme.Eusébio era integrante do Conselho de Gestão Ka'apor e teria sido morto em retaliação a ações de fiscalização e vigilância territorial iniciadas em 2013 pelos índios. Em março, a tribo fechou todos os ramais de invasão madeireira da Terra Indígena Alto Turiaçu. Eusébio era considerado um líder combativo contra a exploração ilegal de madeira. Diante da repercussão, o Ministério Público Federal no Maranhão requisitou abertura de inquérito à Polícia Federal para investigar o caso. Os índios afirmam que temem prestar queixa na delegacia da cidade por conta de possível apoio da polícia local aos madeireiros. 
O agente indígena de saúde Adenilson da Silva Nascimento, conhecido como "Pinduca", 54, foi assassinado no dia 1º, numa estrada que liga Ilhéus ao município de Una, nas proximidades da aldeia Serra das Trempes, Terra Indígena Tupinambá de Olivença (BA). Segundo o Cimi, o assassinato de Adenilson ocorreu em situação semelhante ao de Eusébio. Dois homens encapuzados cercaram e atingiram Eusébio com um tiro nas costas. A Polícia Civil ainda investiga o caso. Em protesto pelo crime, cerca de 300 indígenas tupinambás fecharam, na última segunda-feira (4), a ponte que liga o distrito de Olivença a Ilhéus. 
Já o indígena Gilmar Alves da Silva, 40, do povo Tumbalalá, município de Abaré, BA,  também foi morto enquanto pilotava uma moto, que foi interceptada por um automóvel. Com o impacto, Gilmar caiu e foi alvejado por uma sequência de tiros. Ele ainda conseguiu voltar a sua a aldeia, mas não resistiu e morreu. A Polícia Militar conseguiu apreender o carro usado. O suspeito do crime está sendo procurado, mas não teve o nome revelado (Fonte: UOL)

Nenhum comentário: