quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Deputado maranhense do PCdo B chama índios de 'veadinhos' só por defenderem seus direitos e não destruir o que ele e os seus amigos madeireiros fazem em terras indígenas! Fora ele!

O deputado estadual Fernando Furtado (PC do B) fez um discurso racista e homofóbico. O correto é a Assembleia Legislativa maranhense tratar o assunto em duas comissões de parlamentares: a de Ética e a de Direitos Humanos e Minorias. Se não houver nenhuma manifestação formal das duas, é melhor fechá-las. O correto é a Mesa Diretora, desta mesma Assembleia, abrir um processo de cassação do mandato de Furtado. Além da abjeta homofobia, o discurso dele se constitui num crime, previsto na lei brasileira, onde está dito: “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia...” A pena inclui “a reclusão de um a três anos e multa”. Pela lei, hoje, o lugar dele não é no plenário de um parlamento. Ou é? Em relação ao PC do B, partido do governador Flávio Dino, o correto é a expulsão. Sem chororô. Não dá para limpar esta sujeira com sucessivas notas públicas. Tem que dar exemplo. Todos nós sabemos que o atual governador do Maranhão foi eleito, cercado por políticos ruins, falsos oposicionistas, reacionários, vários deles egressos do grupo Sarney e até da ditadura. A lista é longa. O ex-deputado estadual Camilo Figueiredo (com um histórico político ligado ao trabalho escravo) foi nomeado assessor especial do governador. O deputado federal Weventon Rocha (PDT), agora correligionário do prefeito Edivaldo Holanda, tomou atitudes recentes, na Câmara Federal, contra os interesses dos povos indígenas e das reservas ambientais. Como já dissemos, a lista é longa. No caso de Fernando Furtado, do PC do B, ele cometeu o crime de racismo falando para “produtores rurais”, exatamente na mesma região onde ocorrem as disputas (ou seriam os massacres?) que provocaram recentemente os assassinatos de Eusébio Ka`apor e Raimundo dos Santos Rodrigues. É na mesmíssima região, gente! A reunião onde ele vomitou suas aberrações foi um mês antes do assassinato de Raimundo. Pessoal, vamos falar sério. Com uns escravagistas aqui, uns madeireiro ali e uns fascistas acolá, a mudança propagada por uns e sonhada por tantos, fica muito, muito difícil. Os criminosos estão aí, com racismo, destruição de reservas e assassinatos. (Pedimos desculpas e esperamos a compreensão dos nossos leitores por terminar este pequeno texto e não chamar esse tal Fernando Furtado de cretino ou de canalha) (Fonte: Jornal Vias de fato)

Comentário do blogueiro -Não adianta o partido do deputado canalha publicar nota de repúdio e condenação do seu filiado. É preciso expulsá-lo sob pena de ele compactuar com mais um crime. É preciso, sim, a assembleia legislativa desse Estado dar provas que saímos definitivamente da era arcaica e troglodita para a era do direito e da cidadania. As manifestações racistas e preconceituosas desse deputado que ocupa indignamente uma cadeira na representação social e política desse Estado são expressões de uma intolerância que não será superada por uma mera nota de 'desculpas'!Fora, já!









Nenhum comentário: