segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como a maioria da população interpreta as manifestações, as denúncias de corrupção e a tentativa de derrubar Dilma - por Marcos Coimbra da VOX POPULI

Na crise atual, a vasta maioria da população é simples espectadora, apesar do largo uso retórico que as oposições procuram fazer de seus sentimentos. Desde o ano passado, os partidos oposicionistas e a mídia falam a toda hora daquilo que chamam de “vontade nacional”, embora não passe, na maioria das vezes, de um desejo deles próprios. Ao comparar pesquisas feitas nos últimos meses, é possível chegar mais perto do que pensa o povo a respeito da crise. São quatro os pontos principais:
 O governo não agrada - É consenso a grande insatisfação com o governo Dilma Rousseff.  Entre as razões oferecidas, de longe a mais importante, com 36% das respostas, foi: “Dilma está perdida, não sabe o que quer e o governo está uma bagunça”. A principal fonte de insatisfação entre os mais pobres parece originar-se na insegurança e na sensação de desamparo causadas pelo comportamento errático do governo no começo do segundo mandato.

A corrupção é um dos mais graves problemas do Brasil e não é responsabilidade de um só partido. A corrupção é considerada um gravíssimo problema desde ao menos o início dos anos 1990, e seu combate não é percebido pelo cidadão comum como maior no passado. Ao contrário. Quando se comparam os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula, 36% dizem que o petista “combateu mais” a corrupção, enquanto apenas 18% dizem ter sido o tucano. Ao pensar especificamente na Petrobras, apenas 7% dos entrevistados em 2015 responderam que “só o PT” estava envolvido nas irregularidades e 17% que “só o PT e os partidos da base aliada do governo”. A vastíssima maioria, de 70%, respondeu que “todos os partidos, incluindo PSDB, PSB e DEM”.

O impeachment de Dilma não é a solução -
Em dezembro de 2015, em outra pesquisa do Instituto Vox Populi, perguntou-se se “o impeachment de Dilma é a solução para o País”. Disseram “sim” 34% dos entrevistados e “não” 57%. Os 9% restantes responderam não saber. Em outras palavras: apenas um terço dos eleitores acredita que a saída de Dilma (ainda que desejada pela maioria em razão das insatisfações indicadas) resolveria os problemas atuais. Ao inverso do que supõem aqueles que se acham bem-informados e que desprezam as avaliações dos cidadãos comuns, quem está certo é o povo. De fato, Dilma errou gravemente no começo de seu segundo mandato e provocou insegurança real entre aqueles que mais precisam de um bom governo. A corrupção é grave e é de todos, embora a impunidade tenha diminuído. Quem vai às ruas gritar contra o governo não representa o País. E o impeachment de Dilma, principalmente quando se elenca quem o comanda, não é solução. Sábio o povo, o que não quer dizer que seja ouvido. Como em inúmeras situações de nossa história, quem se acha no direito de tutelá-lo está prestes a ignorá-lo outra vez.

Nenhum comentário: