quarta-feira, 6 de abril de 2016

GLOBO pagou 10 milhões a affshores para obter direitos de transmissão. Imprensa nacional ainda não divulgou. AVISEM O MORO!

A relação entre a Mossack Fonseca, especialista em criação de empresas em paraísos fiscais, com as Organizações Globo vai, aos poucos, ganhando novas provas de indícios de crimes. A nova leva de documentos intitulada Panama Papers trouxe, por exemplo, a comprovação de que a TV Globo negociou aportes milionários com offshores para obter contratos de direitos de transmissão de jogos, entre 2004 e 2019. Todos os dados da Mossack Fonseca e suas offshores, reunidos na investigação Panama Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), estão nas mãos de jornalistas do Uol, do Estado de S. Paulo e da RedeTV!. Mas nenhuma informação sobre documentos da TV Globo foi publicada, até agora, pelos veículos brasileiros. O La Nación, da Argentina, foi quem detalhou o passo-a-passo do esquema montado na offshore T&T para esconder o caminho do dinheiro usado pelo argentino Alejandro Burzaco, executivo da Torneios SA para obter os direitos televisivos da Copa Libertadores durante 14 anos. A empresa T&T tornou-se uma grande intermediadora de venda de direitos, tema que já é investigado pela Justiça norte-americana com o escândalo da Fifa. Os contratos da Globo com a T&T também já foram disponibilizados, podem ser lidos e analisados. 

Comentário do blogueiro: Certamente é um direito da Globo não noticiar escândalos que a envolvem e a prejudicam, mas o silêncio da imprensa nacional sobre essa informação é algo escandaloso. Sabemos isso pelos jornais dos Países vizinhos que romperam o monopólio da utilização dessa montanha de documentos, agora disponibilizados para várias agências. Será que o Moro vai investigar, mesmo não tendo o tal de Lula no meio ou outros petistas? E se investigar, vai manter a investigação sob sigilo....ou haverá vazamento para a.....GLOBO?

Nenhum comentário: