segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Delatores nunca disseram que Lula sabia....mas para os procuradores ele era o comandante máximo!

Diz a denúncia da Procuradoria que Lula, como "responsável pela nomeação e manutenção" de Costa e Duque na Petrobras, "solicitou, aceitou promessa e recebeu, direta e indiretamente, para para si e para outrem, inclusive por intermédio de tais funcionários públicos, vantagens indevidas".A acusação destaca ainda que "por determinação direta e indireta de Lula, ao conferir o cargo ao PP em troca de apoio político, a fim de que este pudesse arrecadar propina usada para enriquecimento ilícito e financiamento eleitoral, Paulo Roberto Costa, desde sua nomeação, atendeu os interesses de arrecadação de vantagens ilícitas em favor de partidos da base aliada do governo, notadamente do PP". As afirmações se chocam com depoimento do ex-diretor em 5 de maio de 2015 na CPI da Petrobras, no qual Costa negou ter conversado com Lula sobre o esquema. Indagado pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA), ele respondeu: "Não! Não! [...] Eu nunca conversei nem com a presidente atual, nem com o [ex] presidente Lula sobre esse tema. Eu nunca conversei".O deputado João Gualberto (PSDB-BA) foi direto: "O senhor concorda que esse esquema de corrupção foi montado pelo presidente Lula? Sim ou não?" O ex-diretor respondeu: "Não tenho conhecimento para dar essa informação, se sim ou não. [...] O que eu posso complementar para V.Exa. é que eu não entrei na diretoria em janeiro de 2003, quando o presidente Lula assumiu, eu entrei em maio de 2004, um ano e meio depois, e esse processo já existia quando eu cheguei lá".  Além das declarações à CPI, nos depoimentos de Costa não há acusação de que Lula recebia propina.

Nenhum comentário: