sábado, 5 de novembro de 2016

BEM-AVENTURANÇAS - SANTO É VOCÊ QUANDO.........

Santo é você, hoje, que tem um coração de pobre, e não se sente auto-suficiente. Que sabe que tudo o que possui não é fruto só da sua própria inteligência, nem da sua esperteza, ou da sorte, mas da generosidade de Deus. Santo é você quando sabe que vive na interdependência da vida e que precisa de todos para ser feliz. É no ‘espírito’ da sobriedade e da solidariedade que constrói a nova humanidade, residência de Deus.

Santo é você, hoje, que ainda sabe se comover diante de uma mãe ou de um pai que choram a morte de um filho amado ou de um vizinho assassinado. Santo é você que ainda não se deixou contaminar pela indiferença da maioria. Santo é você que continua sentindo a mesma dor interior ao ‘tocar’ a dor dos outros. Não desespere: você já inaugurou a sua paz interior.

Santo é você, hoje, que continua apostando no diálogo e na solução pacífica dos conflitos. Que detesta os arrogantes e os violentos, os fabricantes de armas e os que têm o gatilho fácil. Que mandam prender sem flagrante e sem provas. Que rejeita os que usam a língua afiada para ferir e machucar corpos e honra. Santo é você, hoje, que transforma essa terra num templo cósmico de paz e de harmonia.

Santo é você, hoje, que compreende que não é suficiente assegurar ‘barriga cheia e direito’ só para si. Santo é você quando compreende que as injustiças e as desigualdades de hoje, como as de ontem, continuam matando milhões de ‘sem comida e sem pátria’. E que crucificam nas grades públicas quem só conheceu violência, e foi vítima da brutalidade humana. Santo é você que hoje se mobiliza e luta por pão e por direitos.

Santo é você, hoje, que sabe entender e se compadecer das fragilidades próprias e alheias. Que não se escandaliza por causa delas. Que não se veste da arrogância e da prepotência daqueles puritanos hipócritas que veem pecado só nos outros. Santo é você, hoje, que sabe se perdoar, e se oferece uma nova chance. Porque compreende que misericórdia não significa cumplicidade e tampouco omissão para com aqueles que não sabem perdoar.

Santo é você, hoje, que num mundo de aparências, de duplicidade e bajulação, em seu coração só alimenta franqueza, transparência e verdade. Santo é você que não cultiva dentro de si subterfúgios e nem insanas ambições. Que não engana e manipula o seu próximo para poder prevalecer sobre ele. Santo é você quando é ‘você mesmo’, puro ou pecador que seja. Você verá a Deus, diretamente, dentro de você. E o seu coração sem véus verá nas criaturas o rosto Dele.  

Santo é você, hoje, que mesmo perseguido e caluniado inclusive pelos seus familiares não abre mão dos valores em que acredita. Que no mundo dos espertinhos e corruptos continua a acreditar na honestidade, a que não tem cor partidária. Santo é você que mesmo torturado física e moralmente não vende sua alma ao prepotente que o governa, e ao patrão que o oprime. Não desanime: com sua coerência de vida você já os derrotou. 

Santo é você, não porque algum papa o canonizou, e o seu nome está num calendário religioso. Nem porque a sua imagem é venerada em algum altar, ou porque lhe atribuíram algum milagre. Santo é você quando fugir do reconhecimento público e, nas profundezas de sua alma, ou na simplicidade de seus gestos, mostrará a presença de um Deus que ama e acolhe. Basta esse milagre para ser ‘BEM-AVENTURADO E FELIZ! 

Nenhum comentário: