segunda-feira, 6 de março de 2017

Grande Pedro - Passa em quatro universidades o jovem dedicado despejado pela PM em São Paulo! Valeu Pedro!


Aprovado em quatro universidades públicas, ele escolheu o curso de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC, a 110 km de onde reside com a família em São José dos Campos, no interior paulista. "A gente nem acredita que ele, filho de uma analfabeta e de um caminhoneiro, conseguiu tudo isso", conta Maria Nunes da Silva, 60 anos, a avó que criou Pedro e a quem ele chama de mãe. Seus clientes são moradores do bairro recém-inaugurado na cidade, o Novo Pinheirinho dos Palmares. Foi lá que Pedro chegou aos oito anos e viveu até ser expulso em 2012, aos 16. Ele ainda se emociona quando fala daquela madrugada, quando acordou com helicópteros e bombas de gás lacrimogêneo durante a desocupação, comandada por 2 mil policias militares. No ano da desocupação, morando em alojamentos e mudando de endereço praticamente a cada mês, Pedro fez de tudo para não abandonar o ensino médio. A preocupação da avó era mantê-lo ocupado. "A gente via muita coisa errada na rua, onde a gente morou. Queria que ele fosse um menino bom, que ficasse longe disso", explica Maria. Foi assim que ela conseguiu uma vaga num curso técnico gratuito para Pedro. A dedicação do aluno rendeu um contrato de trabalho: por dois anos, ele atuou na Embraer, fabricante de aviões, como parte de um programa para incentivar estudantes.  Ao fim dessa jornada, Pedro ouviu falar, pela primeira vez, sobre universidade pública e seguiu a orientação de buscar um cursinho gratuito. Foi aceito no CASD, mantido por alunos do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial). Estar presente nas aulas já era um desafio. Sem dinheiro para pagar a passagem, ele pedia ajuda no semáforo. "Eu ia com a mochila, pintava o nome do cursinho na testa e pedia qualquer contribuição. Não era nada legal… Mas muitos me ouviam e me ajudavam." Durante as aulas noturnas, ele lidava ainda com outra adversária: a fome. "Eu percebi que ele estava faltando às aulas. Numa conversa, Pedro me disse que não tinha o que comer em casa, que tinha problemas de moradia e que não sabia se chegaria ao fim do curso", conta Bárbara Camargo, professora de Redação. Sensibilizada, ela passou a ajudá-lo financeiramente, além de reforçar o ensino. "Eu jamais vou permitir que um aluno desista de um sonho por causa de uma necessidade biológica, como é a fome", justifica. Pedro retribuiu e tirou nota 860 na redação do Enem. A maioria dos participantes conseguiu entre 501 e 600, segundo o Ministério da Educação. Hoje, os avós sonham em ver o neto formado, trabalhando e ajudando as pessoas. "Ele é muito prestativo", emenda Maria. Pedro diz que, por ser negro, de escola pública e de baixa renda, enxergou no sistema de cotas a possibilidade de romper com o ciclo da pobreza, e mudar de vida. "Eu não sei definir as cotas. Não é uma vantagem, nem um benefício, ou mérito. Mas me ajudou bastante, eu senti que eu tinha chance de entrar na universidade se estudasse muito", detalha. Quando teve contato com a Filosofia, Pedro reconheceu os ensinamentos da avó: "A Filosofia faz a gente pensar um pouco. Ela tira a gente da ignorância e leva a gente ter sabedoria. É por aí que eu quero seguir." (Carta Capital)

Nenhum comentário: